SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39O Celular Na Aula Universitária: Possibilidade Ou Desafio?Na contramão da BNCC: do emparedamento colonizador ao livre brincar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

PANIAGO, Rosenilde Nogueira. Desafios e possibilidades enfrentados na atuação dos Formadores de Professores de um Instituto Federal. Educ. Rev. [online]. 2023, vol.39, e84355.  Epub 14-Nov-2023. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.84355.

Nesta pesquisa, pretendeu-se desocultar os fazeres que são tecidos nas práticas de ensino de Formadores de Professores (FP), com foco em suas didáticas, de modo a sinalizar as possibilidades, tensões e dilemas que enfrentam diariamente. De abordagem qualitativa, a entrevista narrativa constituiu-se como abordagem de pesquisa, sendo recolhida com cinco FP dos cursos de Licenciatura de um Instituto Federal (IF). Os resultados sinalizam possibilidades pela atuação multifacetada no ensino verticalizado, incitando os FP a transcenderem sua área epistemológica do saber. Todavia, o movimento em diversos níveis e o acúmulo de atividades intensificam a ação docente e obrigam os FP a mobilizarem saberes na lida com ementas múltiplas, junto à interação com alunos de faixas etárias diferenciadas, para os quais, muitos não estão preparados.

Palavras-chave : Fazer Docente; Ensino Verticalizado; Formadores de Professores; Institutos Federais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )