SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39Na contramão da BNCC: do emparedamento colonizador ao livre brincarA judicialização de vagas na educação infantil em tempo integral: uma análise de decisões judiciais e extrajudiciais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

AZEVEDO, Laís Paula de Medeiros Campos  y  NETA, Olívia Morais de Medeiros. O Instituto Jean Jacques Rousseau e o Brasil: vestígios de uma história conectada. Educ. Rev. [online]. 2023, vol.39, e86102.  Epub 14-Nov-2023. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.86102.

O Instituto Jean Jacques Rousseau (IJJR) foi criado no ano de 1912, em Genebra - Suíça, com o objetivo de promover novos horizontes e práticas para a educação. A defesa pela difusão de uma ciência pedagógica, pautada nos estudos da Psicologia experimental e da infância, nortearam as ações do Instituto que atuava, principalmente, por meio da formação de professores. Seus cursos receberam estudantes e visitantes de diversos países, inclusive brasileiros. Nesse estudo, buscamos investigar os vestígios das redes construídas entre o Instituto e os intelectuais da educação brasileira, desde a sua criação até meados da década de 1930. Adotamos como fontes principais os jornais e as revistas disponibilizados na Hemeroteca Digital Brasileira. Nosso aporte teórico e metodológico constitui-se a partir das contribuições de Ginzburg (2007), Mignot e Gondra (2007), Houssaye (2007), Fuchs (2007), Roldán Vera e Fuchs (2021), Vidal e Rabelo (2020) e Rabelo e Vidal (2021). Destacamos que a atuação do Instituto buscava a construção de uma rede de educadores de vários países no intuito da disseminação de um movimento internacional de transformação da educação, associado ao movimento da Escola Nova. Nosso estudo demonstrou indícios da conexão entre o Instituto, intelectuais e instituições brasileiras, apontando para que as perspectivas educacionais defendidas no Instituto circularam no Brasil por meio de professores que não apenas visitaram, mas atuaram no país no período investigado na divulgação de ideais expressos em cursos de formação pelo IJJR.

Palabras clave : Imprensa; Instituto Jean Jacques Rousseau; Redes Transnacionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )