SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39The influence of the Inter-American Development Bank in the training of basic education teachers in BrazilNegotiation of curricular policies-practices: teachers’ professional development oriented towards curricular decision-making author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

INFANTE-MALACHIAS, María Elena  and  ARAYA-CRISOSTOMO, Sandra. Interdisciplinaridade como desafio para educar na contemporaneidade. Educ. Rev. [online]. 2023, vol.39, e88371.  Epub Apr 26, 2023. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.88371.

Os problemas globais como crises humanitárias, políticas, econômicas e ambientais que vivemos no momento não atingem a educação escolar. O conhecimento gerado pelo homem através das artes, ciências e humanidades é ensinado de forma fragmentada aos estudantes. Para os jovens, os conteúdos do currículo escolar têm pouca relação com os conteúdos do mundo real e, em geral, nenhum vínculo com suas próprias vidas. A fragmentação do conteúdo escolar impede que professores e alunos reflitam criticamente sobre os problemas desde uma perspectiva global. A complexa realidade pós pandêmica exige que os problemas humanos e os fenômenos naturais sejam estudados na educação escolar a partir de uma perspectiva interdisciplinar como possibilidade epistemológica e ontológica para a formação de crianças e jovens na contemporaneidade. Nesse contexto, o artigo oferece uma abordagem que apresenta primeiramente antecedentes sobre algumas rupturas no conhecimento, em seguida, sobre o conceito de interdisciplinaridade e, finalmente, propõe algumas reflexões para pensar a sua relevância como perspectiva para a educação na atualidade.

Keywords : Interdisciplinaridade; Educação; Complexidade; Interação Humana.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )