SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39Managerialism in the Continuing Education of Teachers in Brazil: An Analysis of Documents Proposed by the National Council of Education SecretariesBetween affirmed and denied rights: the struggle of teachers for the national minimum monthly salary on a 20-hour week basis in Campo Grande, MS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

FARFAN, Víctor Manuel Figueroa  and  OLIVEIRA, Dalila Andrade. Concepções dos líderes sindicais sobre o papel dos professores na construção do Sistema de Desenvolvimento Profissional Docente no Chile. Educ. Rev. [online]. 2023, vol.39, e86767.  Epub Apr 26, 2023. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.86767.

O artigo discute algumas concepções dos professores chilenos, como dirigentes sindicais, sobre a lei que instituiu o Sistema de Desenvolvimento Profissional Docente (SDPD). Embora seja amplamente conhecido que o sistema educacional chileno é uma das expressões mais radicais da educação com centralidade de mercado, algumas leituras que abordaram as políticas públicas implementadas por governos progressistas, após a recuperação da democracia, afirmam que essas reformas compensaram parcialmente a implantação do neoliberalismo. No entanto, a partir do movimento docente é possível perceber uma insatisfação expressa em ciclos de mobilização. Por meio dessas mobilizações os professores têm tentado resistir e influenciar o avanço legislativo das políticas educacionais, bem como conseguir estabelecer alternativas de profissionalização que operam nos interstícios do sistema normativo. A pesquisa foi realizada por meio de uma metodologia qualitativa, especificamente baseada em entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo.

Keywords : Neoliberalismo na educação; Reformas na Educação; Sistema de Desenvolvimento Profissional Docente; Movimento Docente; Carreira Docente no Chile.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )