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Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

ESTORMOVSKI, Renata Cecilia  e  ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira. (Des)Valorização docente na educação básica brasileira: naturalização da precarização promovida pelas premiações de professores. Educ. Rev. [online]. 2023, vol.39, e87138.  Epub 26-Abr-2023. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.87138.

A pesquisa investiga a concepção de êxito docente divulgada pelo Prêmio Educador Nota 10, discutindo as implicações de sua percepção particular de sucesso para a valorização do trabalho exercido por essa categoria profissional. Utilizando autores como Dardot e Laval e Montaño, o estudo se ampara em uma análise de conteúdo de sínteses divulgadas pelo concurso acerca dos projetos vencedores em dez edições, e discute as concepções frisadas por ele para premiar os professores e, com isso, imputar seus critérios de valorização. O estudo, qualitativo e documental, identifica o empreendedorismo, a concorrência e a meritocracia como definidores do êxito na premiação. A disseminação desses elementos pelo Prêmio colabora com a naturalização da precariedade no trabalho docente ao promover a percepção de que o professor, individualmente, superaria dificuldades e alcançaria seus objetivos, prescindindo de direitos e restringindo a valorização a bonificações individuais e provisórias.

Palavras-chave : Políticas públicas em educação; Condições de trabalho docente; Êxito profissional; Valorização docente.

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