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Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

CASTRO, Renata Brião de. A escola italiana em Pelotas (RS, Brazil) durante as décadas de 1920 e 1930: entre contextos locais, nacionais e internacionais. Educ. Rev. [online]. 2023, vol.39, e87090.  Epub 06-Set-2023. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.87090.

Esta contribuição visa investigar a escola italiana em Pelotas nas décadas de 1920 a 1930, período em que houve modificações importantes para as instituições ligadas a grupos imigratórios. A pesquisa justifica-se pela necessidade de ampliar os estudos sobre a escolarização dos imigrantes italianos nas décadas mencionadas, uma vez que grande parte do saber acumulado está concentrada sobre o final do século XIX e o início do XX. Para contemplar as discussões que englobam tal contexto, a pesquisa usa a perspectiva teórica da história transnacional e história transnacional da educação. No que concerne as fontes, são utilizados documentos consulares italianos, relatórios de comissões encarregadas da reestruturação da escola italiana no exterior e relatórios da sociedade italiana de Pelotas e de intendentes municipais em Pelotas. Com a análise das fontes a partir da perspectiva proposta observou-se que a escola italiana, durante os anos analisados, foi tanto influenciada pelas políticas italianas fascistas do governo de Mussolini quanto pelo contexto municipal do governo de Pelotas, com a abertura de novas escolas públicas; além disso, também sofreu influência do contexto maior brasileiro, com as políticas nacionalistas do governo de Getúlio Vargas que culminaram com o fechamento no ano de 1938.

Palavras-chave : Escola Italiana em Pelotas; Nacionalização; Municipalidade; Fascismo Italiano.

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