SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39The Italian school in Pelotas (RS, Brazil) during the decades of 1920 and 1930: among local, national and international contextsDomenico Caon and his love for The Divine Comedy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

RENK, Valquíria Elita  and  MASCHIO, Elaine Cátia Falcade. Magistério imigrante: professores e professoras nas Colônias Eslavas e Italianas no Paraná (1878-1938). Educ. Rev. [online]. 2023, vol.39, e87089.  Epub Sep 06, 2023. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.87089.

Este artigo versa sobre os diferentes perfis dos professores das escolas étnicas italianas e eslavas no Paraná, do final do século XIX a 1938, período que abrange o início das experiências de escolarização até a nacionalização compulsória. Objetiva-se discutir quem eram estes docentes e quais foram as perspectivas dos Governos e da Igreja com relação a sua atuação profissional e tensões estabelecidas ao ofício do magistério na incorporação dos preceitos legais. A questão de pesquisa consiste em compreender quem eram os professores das escolas de imigrantes, como o Estado os representou e buscou controlar suas ações, e como esses professores se mobilizaram em relação a difícil tarefa de ensinar. O lastro empírico é composto por documentos oficiais como: os Relatório de Governo, a legislação educacional, documentos institucionais das escolas étnicas e das congregações religiosas. Os resultados indicam que existiram diferentes perfis docentes: desde membros eleitos pela comunidade sem formação pedagógica até aqueles com qualquer formação profissional como os padres, as religiosas e os intelectuais. Nos anos de 1920, o governo do Paraná intensificou o processo de nacionalização das crianças por meio da escola, e isso mobilizou as associações escolares étnicas, a lançar táticas que buscassem enfrentar as ações estatais e qualificar os professores.

Keywords : Magistério migrante; Escolas étnicas italianas; Escolas étnicas eslavas; Paraná.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )