SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39A escola italiana em Pelotas (RS, Brazil) durante as décadas de 1920 e 1930: entre contextos locais, nacionais e internacionaisDomenico Caon e o amor pela obra A Divina Comédia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

RENK, Valquíria Elita  e  MASCHIO, Elaine Cátia Falcade. Magistério imigrante: professores e professoras nas Colônias Eslavas e Italianas no Paraná (1878-1938). Educ. Rev. [online]. 2023, vol.39, e87089.  Epub 06-Set-2023. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.87089.

Este artigo versa sobre os diferentes perfis dos professores das escolas étnicas italianas e eslavas no Paraná, do final do século XIX a 1938, período que abrange o início das experiências de escolarização até a nacionalização compulsória. Objetiva-se discutir quem eram estes docentes e quais foram as perspectivas dos Governos e da Igreja com relação a sua atuação profissional e tensões estabelecidas ao ofício do magistério na incorporação dos preceitos legais. A questão de pesquisa consiste em compreender quem eram os professores das escolas de imigrantes, como o Estado os representou e buscou controlar suas ações, e como esses professores se mobilizaram em relação a difícil tarefa de ensinar. O lastro empírico é composto por documentos oficiais como: os Relatório de Governo, a legislação educacional, documentos institucionais das escolas étnicas e das congregações religiosas. Os resultados indicam que existiram diferentes perfis docentes: desde membros eleitos pela comunidade sem formação pedagógica até aqueles com qualquer formação profissional como os padres, as religiosas e os intelectuais. Nos anos de 1920, o governo do Paraná intensificou o processo de nacionalização das crianças por meio da escola, e isso mobilizou as associações escolares étnicas, a lançar táticas que buscassem enfrentar as ações estatais e qualificar os professores.

Palavras-chave : Magistério migrante; Escolas étnicas italianas; Escolas étnicas eslavas; Paraná.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )