SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39“Lord, if I am the one, open the way”: Willie Ann Bowman and the Methodist transnational circulation (1895-1906)The pioneer in the education of the blind, and deafblind in the United States: Samuel Gridley Howe (1801-1876) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

CAMARA, Sônia  and  FERREIRA, Luiz Otávio. Apresentação. Educ. Rev. [online]. 2023, vol.39, e92242.  Epub Nov 14, 2023. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.92242.

Este artigo tem como intuito apresentar algumas reflexões acerca do dossiê Educação, Saúde e assistência às infâncias: saberes, conhecimentos e práticas sociais. Em sua organização reúne artigos que tencionam debater iniciativas públicas e ou privadas produzidas por intelectuais e ou instituições no âmbito da institucionalização de conhecimentos científicos e de modelos de assistência relacionados com a saúde pública, as ações tutelares e a educação das infâncias. Com esse intento, congrega dez artigos decorrentes de pesquisas com variados repertórios documentais e referenciais teórico-metodológicos que expressam tendências e perspectivas de análises possíveis acerca da produção de conhecimentos no âmbito das ciências humanas. Deste modo, os artigos contribuem para reflexões que se ancoram em temáticas relacionadas à filantropia; às políticas públicas de saúde, de interdição e de educação; as problemáticas relativas à higiene escolar, aos processos de escolarização, as instituições de atendimento assistencial e de educação, bem como potencializam analises sobre o papel dos intelectuais e das instituições em diferentes espaços/tempos que tomam às infâncias como eixo mobilizadores de inflexões e de pesquisas.

Keywords : Assistência; Infâncias; Educação; Saúde; História da Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )