SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39Trayectorias y memorias de pioneros de Amazonia septentrional: singularidades históricas, formación y bases del sistema educacional de AmapáHistória de Vida y Feminismos en la Amazonia: un estudio de caso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

MARTINS, Helen Arantes; BROLO, Josiane  y  ZOIA, Alceu. O cotidiano escolar na história de Vilhena-RO durante o processo de colonização da Amazônia no século XX. Educ. Rev. [online]. 2023, vol.39, e85642.  Epub 14-Nov-2023. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.85642.

Este trabalho discute sobre o cotidiano escolar da Escola Wilson Camargo, localizada na região Norte do Brasil, no município de Vilhena, Rondônia, tendo como delimitação temporal os anos de 1960 a 1980. Trata-se de uma pesquisa historiográfica cujo recorte temporal refere-se ao processo inicial de colonização na região amazônica, ocasionado pelas estratégias políticas no Brasil, durante a Ditadura Militar, no século XX. Para tal, foram analisadas fontes encontradas na Escola investigada, assim como foram entrevistados ex-alunos e professores. Propõe-se uma interpretação da história da educação e da cultura escolar produzida no cotidiano da escola com vistas a historicizar as práticas fabricadas pelos sujeitos que compunham o espaço escolar.

Palabras clave : História da Educação; Cultura Escolar; Práticas Escolares; Colonização; Amazônia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español | Portugués     · Español ( pdf ) | Portugués ( pdf )