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Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

FERNANDES, Christiane Caetano Martins  e  SILVA, Fabiany de Cássia Tavares. Operação das comunidades disciplinares em textos/documentos curriculares locais. Educ. Rev. [online]. 2024, vol.40, e88350.  Epub 31-Out-2024. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.88350.

Este trabalho toma, como fontes e objetos, textos/documentos curriculares (TDC) prescritos, produzidos na região Centro-Oeste do Brasil, especificamente pelas redes estaduais de ensino do Distrito Federal (DF) e de Mato Grosso do Sul (MS), em período posterior à homologação da Base Nacional Comum Curricular- BNCC (Brasil, 2017), com a perspectiva de apreender as formas de intervenção objetiva/subjetiva operada pelas comunidades disciplinares envolvidas na elaboração. Particulariza-se o componente curricular Educação Física (EF), ofertado aos anos finais do Ensino Fundamental, cujas análises estão suportadas por aproximações ao Ciclo de Políticas (Ball, 1994; Bowe; Ball; Gold, 1992) e pela concepção relacional de Pierre Bourdieu. Conclui-se que a escolha das comunidades não consegue ultrapassar uma tradição utilitária e pedagógica. Ao mesmo tempo, a seleção do conhecimento padronizado passa a existir como conhecimento profissional identificado, com valores estabelecidos e organizados disciplinarmente.

Palavras-chave : Comunidades Disciplinares; Currículo; Educação Física; Região Centro-Oeste.

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