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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

VASCONCELLOS, Tânia de. Infância e patrimônio. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2009, vol.18, n.31, pp.21-32. ISSN 0104-7043.

O artigo, resultante de uma investigação etnográfica com crianças, toma a si os estudos sobre as relações entre infância e patrimônio, tendo por contexto o universo do Jongo ou Caxambu, manifestação cultural do Vale do Paraíba, registrada em nível nacional como patrimônio imaterial em 2005. A introdução das crianças na prática desse folguedo foi elemento fundamental na construção cruzada de um novo conceito de infância e de uma nova identidade do próprio Jongo ou Caxambu. Em foco, é colocada a relação educativa percebida como um encontro entre diferentes tempos, diferentes gêneros e vivida como tarefa política, geradora do novo.

Palavras-chave : Crianças e Infâncias; Patrimônio Imaterial; Relação Educativa; Educação Patrimonial.

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