SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número31Infância e patrimônioRepensando a infância em sua multiplicidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

MARTINS, Maria Cristina. As “crianças cruas”: refletindo sobre infância, poder e exclusão no cotidiano da creche. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2009, vol.18, n.31, pp.33-42. ISSN 0104-7043.

O referido texto objetiva discutir questões ligadas à infância e exclusão e prática pedagógica no interior da creche direcionada às camadas populares. Num período de dois anos, orientamos um grupo de estagiários em uma creche da cidade de Aracaju que oferece atendimento para crianças filhas de empregadas domésticas. A metodologia utilizada foi a de estudo de caso e integrou parte da pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Exclusão, Cidadania e Direitos Humanos (GEPEC), financiada pelo CNPQ. Neste texto, trazemos uma parte do estudo e das reflexões organizadas nas entrevistas e registros de campo, coletados nos encontros com pais, professores e coordenadores. A questão que levantamos como problemática do estudo refere-se ao discurso legitimador de práticas discriminatórias e disciplinares, direcionadas às crianças e suas famílias, justificadas sob aval do poder pedagógico.

Palabras clave : Infância; Educação; Exclusão; Poder.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )