SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número31As “crianças cruas”: refletindo sobre infância, poder e exclusão no cotidiano da crecheA relação entre linguagem e tempo na compreensão da rotina escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

LAURO, Bianca Recker. Repensando a infância em sua multiplicidade. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2009, vol.18, n.31, pp.43-51. ISSN 0104-7043.

O mundo atual tem sofrido grandes mudanças, o que exige um reposicionamento do homem e da infância, um repensar de novos valores e novos conceitos. Um novo olhar para a infância ou, quem sabe, mesmo um “escutar” a infância que já esteve por tanto tempo silenciada. Nosso objetivo é discutir a diversidade na/da infância. Como se dá a questão do espaço-tempo na infância, da modernidade à atualidade. O modelo de criança ideal, “normal”, surge na modernidade quando se busca o modelo de “homem padrão”. Na atualidade, o que se problematiza é a quebra da normalização da infância, o respeito às diferenças, ao tempo de cada criança e ao espaço-infância vivido de forma intensa e única. Por fim, indagamos sobre o papel da escola enquanto perpetuadora do padrão de normalidade na/da infância. Se a escola julga um tempo certo e uma maneira adequada de ser criança, ela rompe com qualquer possibilidade de permitir ao outro ser da maneira que é, fazendo do modo que pode, tendo o tempo de que precisa. Cabe a nós, educadores, discutirmos o respeito à diversidade na/da infância a fim de que se possa romper com os padrões de normalidade preestabelecidos na Modernidade.

Palavras-chave : Infância; Diversidade; Modernidade; Atualidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )