SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número31Repensando a infância em sua multiplicidadeImitação e a aquisição da fala: contribuições teóricas e práticas na educação de crianças de 0 a 18 meses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

EISENBERG, Zena Winona. A relação entre linguagem e tempo na compreensão da rotina escolar. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2009, vol.18, n.31, pp.53-62. ISSN 0104-7043.

Esta pesquisa procurou estabelecer uma relação entre o desenvolvimento da linguagem e o desenvolvimento de conceitos temporais em crianças de idades entre três e cinco anos. Vinte crianças participaram da pesquisa (nove meninas e onze meninos). Como medida de comparação, usamos um teste de linguagem comumente empregado tanto na psicologia como na linguística. Além disto, cada criança realizou duas tarefas temporais. Na primeira a criança sequenciou fotos de sua rotina escolar sobre um painel que representava o dia. Na segunda, respondeu a perguntas sobre conceitos temporais. Os resultados confirmaram a hipótese inicial de que há uma relação entre o desenvolvimento da linguagem e a compreensão de conceitos temporais. Estes resultados são discutidos sob o ponto de vista da educação infantil, assinalando o seu papel no desenvolvimento de conceitos temporais.

Palavras-chave : Conceitos Temporais; Desenvolvimento da Linguagem; Educação Infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )