SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número31A relação entre linguagem e tempo na compreensão da rotina escolarDesvelando o universo da brincadeira a partir da perspectiva das crianças índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

DONGO, Adrián Oscar Montoya  y  SPILLER, Luciana Batista. Imitação e a aquisição da fala: contribuições teóricas e práticas na educação de crianças de 0 a 18 meses. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2009, vol.18, n.31, pp.63-72. ISSN 0104-7043.

Se, para alguns teóricos, a imitação é considerada apenas como função passiva na reprodução de modelos, para Piaget se constituiria como função ativa e sua evolução seria decorrente do progresso da inteligência. Nesse contexto teórico, a imitação, sendo uma atividade que reproduz modelos através de gestos corporais, se constituiria como um mecanismo essencial da criança para a organização fonético-fonológica da sua fala e como instrumento ou técnica de pesquisa no estudo da aquisição da fala. Este artigo analisa a teoria da imitação, segundo Piaget, e sua aplicação na pesquisa sobre a aquisição e o desenvolvimento da fala na criança, para isso, utilizaremos os resultados da nossa pesquisa empírica, realizada em 2005. Em função disso, discutiremos a possibilidade da imitação constituir-se como técnica de pesquisa, de desenvolvimento e de aprendizagem da fala na criança.

Palabras clave : Imitação; Aquisição; Fala; Aprendizagem; Técnica de Pesquisa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )