SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número31Imitação e a aquisição da fala: contribuições teóricas e práticas na educação de crianças de 0 a 18 mesesHistórias em quadrinhos na educação infantil: a apropriação da leitura pelas crianças índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

ARAUJO, Víviam Carvalho de. Desvelando o universo da brincadeira a partir da perspectiva das crianças. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2009, vol.18, n.31, pp.73-83. ISSN 0104-7043.

O presente artigo tem como objetivo investigar o lugar do brincar, em uma instituição de educação infantil da Rede Municipal de Juiz de Fora/MG, a partir da perspectiva das crianças. A discussão se baseia nos conceitos teóricos abordados por autores da perspectiva histórico-cultural, como Vigotski, Leontiev e Elkonin, que apontam que a brincadeira de faz-de-conta é uma atividade essencial para o desenvolvimento das crianças, assim como para sua formação social e cultural. Abordarei também os desdobramentos da discussão a partir do que as crianças investigadas apontaram. Os resultados indicam que o lugar do brincar é muito importante e significativo para o grupo investigado e que a brincadeira de faz-de-conta é a principal atividade desempenhada por elas no contexto da instituição de educação infantil que frequentam.

Palabras clave : Childhood Education; Playing; Children.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )