SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número31Por que quem é pequenininho não ganhou um laboratório grandão? A criança no Programa de Informática Educativa da Rede Municipal de Educação do Rio de JaneiroMídia e infância no panorama contemporâneo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

SANTOS, Jocenildes Zacarias. As possibilidades da web na aprendizagem da lecto-escrita. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2009, vol.18, n.31, pp.109-124. ISSN 0104-7043.

O presente artigo compõe a dissertação Redes de Aprendizagem: a construção da lecto-escrita nos labirintos da web, que teve por objeto de estudo a aprendizagem da leitura e escrita na internet. Para tanto, utiliza-se da pesquisa qualitativa numa abordagem metodológica de estudo de caso. Compreender a leitura e a escrita como elementos de ligação entre o social e o individual é de grande relevância na construção do sujeito histórico e cultural que interage no ambiente virtual. A troca de conhecimentos através da internet possibilita o desenvolvimento de uma nova forma de ensinar e aprender. Portanto, o artigo objetiva construir, por meio de interlocuções teóricas, novas possibilidades de compreender a aprendizagem da leitura e escrita na web, de forma que os sujeitos do processo ensino-aprendizagem possam desenvolver uma práxis pedagógica mais aproximada à formação do sujeito histórico, crítico, político e social. Logo, a aprendizagem da leitura e da escrita na web tem como possibilidade romper com procedimentos metodológicos que caracterizam a lecto-escrita como uma ação de memorização e decodificação de símbolos gráficos; para uma ação que pode ser desenvolvida a partir da construção de novas intermediações pedagógicas.

Palabras clave : Alfabetização; Leitura/Escrita; Internet.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )