SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número31As possibilidades da web na aprendizagem da lecto-escritaO uso do vídeo na educação infantil. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

CORDEIRO, Sandro da Silva  y  COELHO, Maria das Graças Pinto. Mídia e infância no panorama contemporâneo. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2009, vol.18, n.31, pp.125-134. ISSN 0104-7043.

Este artigo visa discutir acerca do conceito de infância ao longo da historiografia humana, culminando com as suas atuais determinações na contemporaneidade, influenciada pela presença constante das mídias. Percebe a interferência da mídia, especialmente a televisiva, na formulação dessa conceituação, adquirindo uma nova roupagem, incorporando uma reestruturação que lhe confere um outro status. Encara a criança como um sujeito receptor e consumidor em potencial. Reconhece a existência de uma “infância heterogênea”, percebendo as diferenças encontradas e a influência de contextos específicos na edificação dessa diversidade. Evidencia a existência de diferentes infâncias vividas num mesmo espaço e tempo, refletindo os paradoxos experimentados pelas crianças.

Palabras clave : Infância; Mídia; Consumo; Contemporaneidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )