SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número31Mídia e infância no panorama contemporâneoO curso de pedagogia no contexto de formação para a docência na educação infantil. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

MIGUEL, Marelenquelem  y  MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. O uso do vídeo na educação infantil. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2009, vol.18, n.31, pp.135-142. ISSN 0104-7043.

O presente artigo visa problematizar a prática pedagógica dos docentes da primeira infância, quanto ao uso do vídeo na Educação Infantil. O uso adequado e planejado do vídeo, de maneira significativa para as crianças pode promover o desenvolvimento do imaginário infantil, pois as crianças prestam atenção em cada movimento, transportam- se para o lugar dos personagens colocando-se em seu lugar, vivenciando e experimentando as aventuras do personagem. O vídeo pode tanto ampliar o imaginário das crianças quanto limitar essa imaginação e o próprio trabalho pedagógico a ser desenvolvido. Para compreender esse fator, o presente texto apresenta reflexões iniciais sobre ampliação e desenvolvimento da tecnologia, entendendo a tecnologia como cultura, com apoio teórico em reconhecidos autores nesta área. Apresenta uma breve relação da Tecnologia com a educação, focalizando as questões relativas à Educação Infantil.

Palabras clave : Educação Infantil; Vídeo; Prática Pedagógica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )