SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número31O uso do vídeo na educação infantil.Quem educa nossos bebês? Política de recursos humanos para turmas de berçário índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

OLIVEIRA, Anatália Dejane Silva de. O curso de pedagogia no contexto de formação para a docência na educação infantil. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2009, vol.18, n.31, pp.143-154. ISSN 0104-7043.

Este trabalho analisa o que dizem licenciandos/ as de suas experiências na formação para a docência na educação infantil em um curso de Pedagogia com habilitação em Educação Infantil e Magistério do Ensino Fundamental nas Séries Iniciais de uma universidade pública baiana. Tendo como referência a Pedagogia da Educação Infantil, a temática aqui discutida foi parte da pesquisa de mestrado1 , cujo objetivo foi avaliar a formação em Pedagogia para a docência na educação infantil na perspectiva da busca do sentido da qualidade. O percurso metodológico, com abordagem qualitativa, foi delineado por um estudo de caso do tipo etnográfico, trabalhando os seguintes instrumentos: análise documental, grupo focal, entrevistas semi- estruturadas e observação em três instituições públicas de educação infantil. Os dados foram tratados no viés da análise do conteúdo com uso da triangulação das fontes. Pelas informações encontradas, algumas das questões relevantes foram: a forma como o curso de Pedagogia é escolhido pelos/as licenciandos/ as; a desvalorização da educação infantil, enquanto espaço de profissionalização no magistério e sua visibilidade no âmbito acadêmico, compartilhada tanto pelos/as licenciandos/ as como pelos/as professores/ as-formadores/as; e, ainda, o sentido da convivência entre estes sujeitos no ambiente acadêmico como um ambiente formativo.

Palabras clave : Formação; Curso de Pedagogia; Docência na Educação Infantil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )