SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número31O curso de pedagogia no contexto de formação para a docência na educação infantil.A pesquisa crítico-colaborativa e a formação das educadoras na creche: entre a construção e a reflexão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira. Quem educa nossos bebês? Política de recursos humanos para turmas de berçário. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2009, vol.18, n.31, pp.155-162. ISSN 0104-7043.

Com base em uma pesquisa documental amparada por uma revisão bibliográfica temática, o texto discute a política de recursos humanos para atuação nos berçários (turmas com crianças entre seis meses a dois anos), adotada por uma rede municipal de ensino do interior sul-rio-grandense. O texto desenvolve o tema embasado no pressuposto de que, para cuidar/educar bebês, também é preciso formação. Como conclusão, fica expresso que há, na rede pesquisada, a descrença na possibilidade da educação de bebês, o que leva a uma política de recursos humanos que supre vagas para o trabalho em berçários, regulada pelo paradigma da economia aos cofres públicos, através de serviços terceirizados de baixa qualificação. Assim, a dupla função da escola de educação infantil (cuidar e educar) encontra obstáculos no gerenciamento de recursos humanos que faz com que, em alguns casos, as turmas do berçário sejam simples locais de cuidado coletivo.

Palabras clave : Educação Infantil; Política de Recursos Humanos; Educação Municipal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )