SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número31Quem educa nossos bebês? Política de recursos humanos para turmas de berçárioA força humanizadora da literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

SANTOS, Núbia Schaper; SANTOS, Ilka Schaper  y  SILVA, Léa Stahlschimidt Pinto. A pesquisa crítico-colaborativa e a formação das educadoras na creche: entre a construção e a reflexão. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2009, vol.18, n.31, pp.163-171. ISSN 0104-7043.

Este artigo tem por objetivo discutir as contribuições da pesquisa crítico-colaborativa como possibilidade de formação continuada das educadoras no contexto da creche. Estas reflexões decorrem de uma constatação: temos convivido historicamente com uma dicotomia desconfortável: o saber/pensar - o fazer/agir. A pesquisa crítico- colaborativa tem por base o materialismo-histórico-dialético e as ações como práxis; é uma atividade coletiva em que os envolvidos no processo são colaboradores e não meramente cooperadores.1 Há nesta perspectiva o intento de intervir e transformar os contextos no qual se insere. É uma pesquisa produzida com as pessoas e não sobre elas. Entendemos que a formação das educadoras deve contemplar não somente os saberes produzidos e sistematizados pela academia, mas também o permanente diálogo com outros espaços, dentre eles, o contexto da própria creche. Portanto, essa formação deve partir dos conflitos, das interrogações, das tensões, dos questionamentos que emergem cotidianamente e que podem ser a matéria-prima para a reflexão das pessoas envolvidas no processo de construção- desconstrução-reconstrução de suas práticas.

Palabras clave : Creche; Formação; Educadoras.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )