SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número31A pesquisa crítico-colaborativa e a formação das educadoras na creche: entre a construção e a reflexãoAngelina de Assis e a educação infantil na Bahia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

ZEN, Giovana Cristina  y  SANTOS, Stella Rodrigues dos. A força humanizadora da literatura. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2009, vol.18, n.31, pp.173-181. ISSN 0104-7043.

O artigo pretende discutir as contribuições da literatura para a formação de alunos e professores. Esta reflexão é um desdobramento da pesquisa realizada no âmbito do mestrado em Educação e Contemporaneidade - UNEB, intitulada “Confabulações na formação de professores: a experiência e o saber ético como saberes docentes”, cujo principal objetivo era analisar os sentidos atribuídos por professoras em formação, às situações dilemáticas de natureza ética, presentes nas relações que se estabelecem no exercício docente. Para tanto, foi realizada uma pesquisa-ação, mediada por Fábulas, com dois grupos de concluintes do Curso Normal Superior, no decorrer do primeiro semestre letivo de 2006, em um Instituto Superior de Educação, na cidade do Salvador/Ba. Além da análise sobre os dilemas de natureza ética, o trabalho suscitou também uma reflexão sobre a forma como a literatura aparece na sala de aula. A negação do dilema moral como conteúdo tornou-se evidente e a discussão em torno da literatura como parte do legado cultural do qual todo ser humano nasce herdeiro se fez necessária. Deste modo, as professoras reconheceram que a participação em práticas sociais que envolvam sua leitura é fator indispensável de humanização porque faz viver, faz sentir e faz saber de si e do outro.

Palabras clave : Literatura; Docência; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )