SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número31A força humanizadora da literaturaEducação de infância em Portugal: um edifício em construção índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

PASSOS, Elizete Silva. Angelina de Assis e a educação infantil na Bahia. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2009, vol.18, n.31, pp.183-193. ISSN 0104-7043.

Angelina da Rocha de Assis, assim como a maioria das educadoras de seu tempo, imprimiu em seu fazer pedagógico as marcas da moral cristã e atuava com firmeza, determinação e austeridade, sem deixar de ser solidária, bondosa e companheira. Dedicou-se à educação pré-escolar, numa época em que o ingresso oficial deveria acontecer a partir dos 7 anos de idade, visando despertar na criança o gosto e a curiosidade pela leitura e pela escrita. Conferiu ao lazer e ao lúdico grande importância e os colocou como objeto de suas preocupações acadêmicas. Ensinava que a criança só seria “tocada” através da afetividade, do carinho e do elogio. Este artigo visa compreender as idéias e a práxis pedagógica da educadora, também conhecer os princípios e valores adotados por ela, os autores que a influenciaram e o conhecimento que produziu no campo da educação infantil. O trabalho é fruto de investigação cuidadosa e demorada em documentos, jornais, livros, resenhas e revistas e, principalmente, da história oral.

Palabras clave : Educadora; Educação Infantil; Valores; História da Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )