SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número31Creches comunitárias e a política da educação infantil pública na cidade do Rio de JaneiroA autonomia das crianças a partir dos objetivos educacionais definidos pelas professoras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

MOREIRA, Ana Rosa Costa Picanço  y  VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de. Transformações espaciais na creche: a busca de lugares de desenvolvimento. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2009, vol.18, n.31, pp.219-229. ISSN 0104-7043.

O trabalho busca investigar como crianças de 04 a 23 meses e seus educadores organizam e transformam o espaço/lugar da creche. Utilizamos o estudo de caso como método para avaliar como o ambiente para crianças pequenas tem sido planejado pelos educadores. Analisamos os critérios de seleção e disposição do mobiliário e equipamentos. Investigamos as transformações espaciais ocorridas nas salas de atividades de 3 berçários (1 BI e 2 BII) organizadas pelos educadores, orientadas pela direção, em parceria com a equipe de pesquisa de 2006 a 2008, numa creche institucional do município do Rio de Janeiro.1 Foram introduzidos estruturadores espaciais e realizadas fotografias, oficinas e sessões reflexivas com os educadores, quando discutimos nossas propostas de investigação, levando-os a construir um olhar investigativo e reflexivo sobre os ambientes construídos. À medida que os educadores participaram da pesquisa, a organização do espaço ganhou um lugar diferenciado no trabalho pedagógico, deixando de ser elemento secundário de seus planejamentos. Os educadores puderam redimensionar a própria compreensão dos aspectos espaciais na ação pedagógica, potencializando os ambientes das salas de atividades. Igualmente, contribuímos para a formação permanente da creche, provocando um repensar coletivo das ações cotidianas naturalizadas, levando-os a entender que o espaço é pedagógico.

Palabras clave : Creche; Ambiente; Crianças Pequenas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )