SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número31A autonomia das crianças a partir dos objetivos educacionais definidos pelas professoras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

CISOTTO, Lerida  y  BARBOSA, Ana Rita de Cássia S.. Alfabetização emergente e desenvolvimento de competências na educação infantil. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2009, vol.18, n.31, pp.245-255. ISSN 0104-7043.

A alfabetização emergente constitui-se em um conjunto de habilidades, conhecimentos, hipóteses e comportamentos desenvolvidos pelas crianças antes da aprendizagem convencional da leitura e da escrita. O desenvolvimento de tais habilidades depende sobretudo do acesso a livros e materiais escritos e das experiências familiares e sócio- culturais. Possibilitar o desenvolvimento das competências de alfabetização emergente, sobretudo às crianças que possuem pouco acesso e contato com a língua escrita, pode contribuir para um melhor desenvolvimento dos processos de alfabetização. O presente artigo traz importantes reflexões teóricas e sugestões práticas para promover em modo lúdico tais competências.

Palabras clave : Alfabetização Emergente; Competências; Língua Escrita; Habilidades Cognitivas e Metacognitivas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )