Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043
Resumo
AMORIM, Ivonete Barreto de e SOARES, Sandra Regina. O trabalho docente nas representações de professores do ensino superior privado. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2009, vol.18, n.32, pp.49-60. ISSN 0104-7043.
A pesquisa de que trata o presente artigo objetivou conhecer as representações de professores do ensino superior privado sobre o trabalho docente nesse nível de ensino. Os participantes do estudo são professores de duas instituições de ensino superior privado na Bahia. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi- estruturada e da Associação Livre de Palavras (ALP) e tratados conforme a análise de conteúdo do tipo temática (BARDIN, 1977). A discussão dos resultados indica que os elementos das representações dos participantes que emergem dos dados se relacionam a duas dimensões: uma que contempla a questão do estatuto social e profissional (condições de trabalho, regime de trabalho etc.), e outra que envolve o fazer docente, o exercício concreto do processo ensino-aprendizagem. Quanto à primeira dimensão, os elementos das representações dos participantes variam em função da instituição em que atuam. No que concerne à dimensão do fazer docente, os dados indicam uma grande convergência, independente da instituição, de alguns elementos das representações acerca do trabalho docente no ensino superior privado.
Palavras-chave : Trabalho Docente; Ensino Superior Privado; Representações Sociais.