SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue32O trabalho docente nas representações de professores do ensino superior privadoAportes de la investigación sobre representaciones sociales acerca de la profesionalización docente author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

RIBEIRO, Marinalva Lopes  and  ARAUJO, Anna Virgínia. Representações sociais de estudantes de licenciatura sobre o ensino universitário. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2009, vol.18, n.32, pp.61-71. ISSN 0104-7043.

O estudo objetivou compreender as representações sociais dos estudantes concluintes dos cursos de licenciatura de uma universidade pública da Bahia sobre o ensino universitário no processo de formação de professores. Os dados foram coletados mediante a técnica Associação Livre de Palavras (ALP), realizada no processo de dois grupos focais organizados com a participação de dezessete estudantes. Esses informantes evocaram quarenta e quatro palavras, cujos sentidos estariam associados ao termo indutor: ensino universitário. Após o tratamento dos dados, evidenciaram-se os elementos que provavelmente constituem o núcleo central dessas representações, a saber: aprendizagem, professor, troca, conhecimento, aluno. No entanto, ao analisarmos, também, os elementos que constituem o sistema periférico das referidas representações, constatamos uma evidente contradição indicativa de que a formação universitária não foi suficiente para transformar as representações criadas e reproduzidas durante a vida escolar desses sujeitos.

Keywords : Ensino Universitário; Representações Sociais; Formação de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )