SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue32Aportes de la investigación sobre representaciones sociales acerca de la profesionalización docenteIdentidade docente e gênero: representações de estudantes de pedagogia e de professores author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

ANDRE, Marli  and  HOBOLD, Márcia. Representações sociais de estudantes de licenciatura sobre a profissão e a profissionalidade docente. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2009, vol.18, n.32, pp.83-93. ISSN 0104-7043.

Com o presente trabalho objetivou-se conhecer as representações de estudantes dos cursos de licenciatura de uma instituição privada do sul do Brasil. O principal instrumento de coleta de dados foi o questionário que buscou conhecer os motivos e as expectativas em relação à futura profissão. Os sujeitos da pesquisa foram 100 estudantes matriculados no primeiro ano do curso de licenciatura de diferentes áreas. Os resultados do questionário mostraram que a grande maioria dos futuros professores se sente motivada a buscar uma formação que os prepare para fazer com que seus alunos sejam capazes de aprender. Revelaram, em seus depoimentos, que sua escolha profissional teve o apoio de seus pais. Seus amigos, no entanto, criticam sua decisão profissional pela baixa remuneração, pelo desprestígio social e pelas eventuais dificuldades com os alunos que frequentam a escola hoje. Na questão em que os estudantes podiam se expressar mais livremente, surgiram posições heterogêneas entre uma visão idealizada e romântica da profissão e uma consciência das dificuldades a serem enfrentadas.

Keywords : Profissão Docente; Licenciatura; Representações.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )