SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue32Representações sociais de estudantes de licenciatura sobre a profissão e a profissionalidade docente.Representação social sobre o trabalho docente: um estudo através do Procedimento de Classificação Múltipla e da Análise de Similitude author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

LASSALA, Karla Karlburger Moreira  and  ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Identidade docente e gênero: representações de estudantes de pedagogia e de professores. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2009, vol.18, n.32, pp.95-104. ISSN 0104-7043.

O objetivo desta pesquisa foi analisar e comparar as representações de “professor” construídas por alunos e alunas de Pedagogia de Universidades do Estado do Rio de Janeiro, tendo, como hipótese, que essas representações seriam diferentes em função do gênero. Como suporte teórico, adotou-se a Teoria das Representações Sociais em sua abordagem estrutural. O estudo usou parte da base de dados de uma pesquisa sobre representações do trabalho docente, desenvolvida pelo Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação, reanalisando esses dados por gênero. Foram também realizadas entrevistas com grupos masculinos e femininos de docentes. Os resultados indicaram que, embora no núcleo central de ambas as representações figure o elemento educador, no grupo feminino o sentido desse elemento é matizado pelo termo dedicação, tradicionalmente atribuído à docência dos primeiros anos e que também figura no núcleo, levando à conclusão de que as representações dos grupos são diferentes. A análise dos sistemas periféricos, responsáveis pela operacionalização e manutenção de estabilidade do núcleo, confirma essa conclusão, uma vez que aponta forte carga afetiva na prática docente no grupo feminino, destoando do sentido profissional atribuído ao trabalho docente pelo grupo masculino.

Keywords : Representação Social; Gênero e Docência; Identidade Docente; Trabalho Docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )