SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número32Identidade docente e gênero: representações de estudantes de pedagogia e de professoresRepresentação social do professor-sujeito: um estudo sobre seu endereço e adereço índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

LIMA, Claudia Maria de et al. Representação social sobre o trabalho docente: um estudo através do Procedimento de Classificação Múltipla e da Análise de Similitude. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2009, vol.18, n.32, pp.105-118. ISSN 0104-7043.

O presente estudo tem por objetivo caracterizar as representações sociais de estudantes universitários sobre o trabalho docente, buscando identificar seus elementos constituintes e compreender a dinâmica da sua organização. Os sujeitos foram 19 estudantes de segundo ano de cursos de licenciaturas e de Pedagogia. A coleta dos dados ocorreu por meio da aplicação do Procedimento de Classificação Múltipla (PCM) que usou 25 palavras que foram as mais expressivas para representar o trabalho docente através de levantamento anterior. As classificações das palavras pelos sujeitos no Procedimento de Classificação Múltipla (PCM) foram estudadas através da Análise de Similitude. Os resultados indicam que os estudantes em formação ainda apresentam uma visão idealizada e romântica do exercício da docência e um distanciamento considerável da futura atuação como exercício profissional. Por outro lado, mostram o estabelecimento de relações entre aluno e compromisso, o que pode estar indicando a elaboração de conhecimentos e visões que aproximam os respondentes de componentes concretamente presentes e necessários ao exercício profissional da docência. Por fim, percebemos que as representações sociais encontradas entre os futuros professores revelam a força da cultura, da história dos cursos de formação de professores para educação básica no Brasil.

Palabras clave : Trabalho Docente; Representações Sociais; Procedimento de Classificação Múltipla; Análise de Similitude.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )