SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número32Representação social sobre o trabalho docente: um estudo através do Procedimento de Classificação Múltipla e da Análise de SimilitudeAs representações sociais como analisador da emergência de uma nova profissão em educação: o caso dos agentes de desenvolvimento no Québec índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

ORNELLAS, Maria de Lourdes Soares. Representação social do professor-sujeito: um estudo sobre seu endereço e adereço. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2009, vol.18, n.32, pp.119-127. ISSN 0104-7043.

Este escrito, nomeado de representação social do professor-sujeito: um estudo sobre seu endereço e adereço, pretende mostrar ao leitor que o professor-sujeito tem lugar e posição na sala de aula, portando como endereço seu saber e como adereço seu agalma. O estudo se assenta na teoria das representações sociais referenciada na concepção moscoviciana. Constitui-se de uma pesquisa em andamento que tem como objetivo apreender as representações do professor-sujeito entre doze professores da rede municipal em exercício no ensino fundamental do município de Lauro de Freitas - Bahia. O instrumento de coleta de dados aplicado foi a Associação Livre ou evocação, é uma técnica projetiva que possibilita ao sujeito trazer à lembrança algo que está presente na sua memória. Após a aplicação procedeu-se a análise dos dados coletados, e os resultados mostram que os sujeitos associam o professor-sujeito em sala de aula como aquele que tem representações falante, comprometido, afetivo, preparado e animado. São representações partilhadas e orientadas pelos aspectos imagéticos, cognitivos e afetivos A análise dessas representações pautou-se em alguns construtos da teoria psicanalítica através dos quais se tentou desvelar o que estava no avesso das associações livres realizadas pelos sujeitos da pesquisa.

Palavras-chave : Representação Social; Professor-Sujeito; Construtos Psicanalíticos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )