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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

LAROSE, François et al. As representações sociais como analisador da emergência de uma nova profissão em educação: o caso dos agentes de desenvolvimento no Québec. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2009, vol.18, n.32, pp.129-145. ISSN 0104-7043.

Este artigo discute as condições que marcam o aparecimento e a estruturação de ofícios e de profissões no campo da educação em um momento em que se repensa a articulação entre a escola, a família e a comunidade. Para tanto, definimos os atributos de uma representação social (RS) e o que a distingue da representação enquanto característica cognitiva individual e buscamos demonstrar sua pertinência teórica por meio de um estudo realizado com agentes de desenvolvimento em meio escolar e comunitário, profissão relacional emergente no Québec. Identificamos mais precisamente os indícios de construção de uma RS dessa profissão, a especificidade das competências às quais ela recorre, as suas finalidades, bem como as prescrições associadas ao seu exercício na interface entre três sistemas complexos que são a escola, a família e a comunidade.

Palavras-chave : Representações Sociais; Relação Escola-Família; Comunidade; Metodologia; Estatística Textual; Gênese das Profissões.

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