SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número32As representações sociais de adolescentes sobre os afetos na relação professor-aluno e suas implicações no processo ensino-aprendizagemDiversidade, preconceito e exclusão à luz das representações sociais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

PEREIRA, Maria de Fátima Moura. Protagonismo juvenil e representações sociais: o jovem na condução do carro de Jagrená. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2009, vol.18, n.32, pp.175-186. ISSN 0104-7043.

A pesquisa de que trata este artigo, fruto da minha dissertação de mestrado, investigou uma experiência educativa não-formal voltada para jovens, que tem o protagonismo juvenil como eixo de sua proposta pedagógica. Foi realizado um estudo de caso qualitativo, tomando como orientação teórico-metodológica a teoria das representações sociais, cujo objetivo era apreender as representações do educador construídas pelo jovem, durante seu aprendizado de protagonismo juvenil. Seu objeto de estudo, portanto, delineou-se em torno da práxis do educador como mediador desse aprendizado. As representações então apreendidas revelaram que longe de haver um trabalho direcionado para que o jovem aprenda a participar e intervir socialmente, isso ocorre como desdobramento da mobilização deste frente às suas condições existenciais e sua inserção nos diversos segmentos da vida cotidiana. Essas representações encontram-se ancoradas em quatro categorias: o educador provocador, escutador, emancipador e enraizador. Este estudo pretende contribuir para elucidar o papel dos educadores na formação de jovens participativos e autônomos, através do reconhecimento dos aspectos que fundamentam a prática do protagonismo juvenil numa perspectiva crítica.

Palabras clave : Juventude; Protagonismo Juvenil; Educador; Representações Sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )