SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número32Protagonismo juvenil e representações sociais: o jovem na condução do carro de JagrenáRepresentações sociais da violência: educação, sujeitos, tramas e dramas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

RANGEL, Mary. Diversidade, preconceito e exclusão à luz das representações sociais. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2009, vol.18, n.32, pp.187-196. ISSN 0104-7043.

O objetivo deste estudo é construir uma argumentação teoricamente fundamentada sobre a importância da atenção aos temas e expressões da diversidade e ao problema da exclusão, associado ao preconceito, observando, nos mecanismos das representações sociais, fatores que explicam a sua formação. Essa proposta de estudo é parte da pesquisa sobre “Temas da diversidade na escola e na literatura”, cuja implementação no período de 2009 a 2011 tem o apoio do CNPq. A metodologia é recorrente ao ensaio, caracterizado pelo encadeamento de análises fundamentadas, que encaminham e sustentam a construção lógica e coerente de uma argumentação teórica e conceitual. De acordo com o estilo ensaístico, as análises não conduzem a conclusões, mas sim a argumentos que fundamentam e ressaltam a proposta de inclusão, realçando a superação de preconceitos, em favor do acolhimento à diversidade e do respeito às diferenças, de modo que não se transformem em desigualdades.

Palabras clave : Diversidade; Preconceito; Exclusão; Representações Sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )