SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número32Representações sociais da violência: educação, sujeitos, tramas e dramasUm certo nordeste: representações sociais de universitários índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

OLIVEIRA, Maria Olívia de Matos. Representações sociais docentes sobre a mídia: aproximações e distanciamentos. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2009, vol.18, n.32, pp.211-220. ISSN 0104-7043.

O professor, ao chegar à escola, traz junto com sua bagagem, experiências e representações diversas sobre o mundo que o rodeia. Um dos objetos de representação/ conhecimento desse professor é a mídia que está presente, de forma direta ou indireta, nas suas interações sociais. O estudo ora apresentado, ainda em fase inicial, pretende investigar como os professores da educação de jovens e adultos de uma escola pública da Bahia se apropriam da mídia e as representações que fazem sobre ela no espaço escolar, pois o discurso midiático participa de um processo constante de construção da realidade desses sujeitos, sustentando novas formas de pensar e agir. Tudo isso nos instiga a investigar os processos de recepção das tecnologias de modo geral e das mídias, em particular, em docentes que trabalham com os segmentos mais duramente excluídos do sistema público da educação. São muitos os desafios postos à nossa frente, ao longo do presente estudo: acreditar nas possibilidades educativas da mídia, coragem para (des)construir algumas certezas nas quais estamos ainda ancorados e flexibilidade para apreender as RS dos professores de jovens e adultos com vistas a desvelar como esses se apropriam das tecnologias presentes nas suas práticas de sala de aula e fora dela.

Palabras clave : Mídia; Mediação Pedagógica; Representações Sociais; Formação Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )