SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número33Gerenciamento da educação escolar indígena, poder público e a relação com o movimento indígena: experiência e reflexãoHistória e culturas indígenas na escola: museu e ação cultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

GUIMARAES, Francisco Alfredo Morais. Educação e povos indígenas: legislação e experiência com produção de material didático de autoria indígena na Bahia. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2010, vol.19, n.33, pp.61-75. ISSN 0104-7043.

Este artigo consiste numa reflexão sobre a educação escolar indígena no Brasil, considerando aspectos históricos e legais, destacando as mudanças ocorridas com o advento da constituição de 1988, que assegura, no campo educacional, o direito às especificidades étnico-culturais indígenas. Nesse sentido, destaca uma experiência com pesquisa, produção e adoção com livros didáticos de autoria indígena no âmbito do curso de Magistério Indígena na Bahia, que contempla uma proposta de pesquisa colaborativa na área de educação, cujo objetivo de investigação e os métodos previamente indicados foram discutidos e negociados com os professores pesquisadores indígenas, visando ao desenvolvimento de uma prática de pesquisa comprometida com uma perspectiva cognitiva e intelectual indígena. Entre os resultados desse trabalho temos a publicação dos livros Vida e Cultura do Povo Tuxá de Ibotirama; Nosso Povo: Leituras Kiriri - Educação Diferenciada na Visão do Povo Kiriri e Leituras Pataxó: Raízes e Vivências do Povo Pataxó, que estão sendo adotados pelas escolas indígenas dessas etnias.

Palavras-chave : Educação Escolar Indígena; Formação de Professores Indígenas; Professor Pesquisador Indígena.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )