SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número33Educação e povos indígenas: legislação e experiência com produção de material didático de autoria indígena na BahiaEscrito no corpo: gênero, educação e socialidade na Amazônia numa perspectiva Kaxinawá índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

TEIXEIRA, Sidélia Santos; CARVALHO, Daiane Silva  y  SILVA, Joseane Macedo da. História e culturas indígenas na escola: museu e ação cultural. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2010, vol.19, n.33, pp.77-85. ISSN 0104-7043.

Este texto tem por objetivo relatar uma experiência desenvolvida na disciplina Estágio Supervisionado do curso de Museologia da Universidade Federal da Bahia, na área de Ação Cultural e Educativa dos Museus. Este trabalho foi realizado em um Colégio Estadual da cidade do Salvador e baseou-se na coleta de dados referentes à dificuldade de aplicação da Lei 11.645/08, que inclui o estudo da história e cultura indígena no ensino fundamental e médio, e sobre o papel dos museus nesse processo. Os dados coletados permitiram analisar a posição dos professores, o conhecimento dos alunos sobre os povos indígenas e o impacto do trabalho de ação cultural sobre este conhecimento. Para isto, utilizou-se a observação etnográfica, aplicou-se um questionário aos estudantes e realizou-se trabalho específico no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA. As conclusões apontam para a existência de informações genéricas e superficiais sobre os povos indígenas e que os museus etnográficos podem ser utilizados como recursos eficazes para abordar tal temática. Para tanto, é recomendável a construção de ações articuladas entre as instituições museológicas e as escolas que deveriam ser fruto de políticas públicas nas áreas de educação e cultura.

Palabras clave : Educação; Cultura; Indígena; Ação Cultural; Museus.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )