SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número33Deseos encontrados: escuelas, profesionales y plantas en la Amazonía PeruanaO desejo de retorno da língua (quase) perdida: professores indígenas e identidade linguística índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

BATISTA, Maria Geovanda. Processos de etnogênese dos Pataxó em Cumuruxatiba no município do Prado-BA. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2010, vol.19, n.33, pp.135-145. ISSN 0104-7043.

No presente trabalho, procuramos refletir sobre o processo de luta dos Pataxó por seu território imemorial e por serem reconhecidos por seus vizinhos não-indígenas em Cumuruxatiba, no município do Prado/BA. Na última década, um grupo de aproximadamente trezentas famílias e mil e quinhentos membros da etnia Pataxó, identificados como “caboclos” nessa antiga “vila índia”, decidiram retomar a Fazenda Boa Vista, seu território imemorial na Barra do Rio Kaí, ao mesmo tempo em que retomavam para si a afirmação de suas identidades. Invisíveis para os outros e, ao mesmo tempo, situados à fronteira da exclusão social, os Pataxó, nesse processo de autodeterminação, vêm alterando o curso da sua história e subvertendo o destino social que lhes fora imposto. Obviamente, não sem reação ou contradições de parte da sociedade local e nacional. Nossas reflexões são, igualmente, resultado de mais de dez anos de estudos e acompanhamentos dessa realidade posta em foco. Uma reflexão importante em torno dos processos através dos quais, diante do outro, do diferente, somos testados em nossos conceitos e preconceitos científicos. Deste mesmo modo, intenciona contribuir para a superação do atual estado de injustiça e de cegueira hegemônica em nosso país quando se trata dos direitos, da territorialidade e das culturas indígenas.

Palavras-chave : Etnogênese; Identidade; Aculturação; Interculturalidade; Sincretismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )