SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número33Los procesos comunicacionales y sus desafíos en la educación aborigenA educação escolar entre os Tupinambá da Serra do Padeiro: reflexões sobre a prática docente e o projeto comunitário índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

COLLET, Celia Letícia Gouvêa. Performance e transformação na escola indígena Bakairi. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2010, vol.19, n.33, pp.173-184. ISSN 0104-7043.

Tendemos a ver a escola indígena através de nossos (pré)conceitos sobre a instituição “escola” como somente um local de aprendizado de certos conteúdos e formação pessoal e profissional. Através de uma etnografia dos Bakairi (grupo indígena localizado em Mato Grosso) e, mais especificamente, de sua escola, pude perceber que esta instituição foi apropriada por eles a partir de referenciais culturais bastante próprios. A escola foi identificada aos rituais ´tradicionais´, não apenas por ser um espaço de socialização e performance, mas também por ser um local de ‘transformação’ e de garantia da perpetuação de seu povo e suas famílias.

Palabras clave : Educação Escolar Indígena; Bakairi; Transformação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )