SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número33A sedução despedaçada: representações e práticas de leitura de alunos do ensino médio de uma escola pública cariocaA pesquisa sobre trabalho e saber docente no Brasil: perspectivas metodológicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

ROSA, Ana Carolina Pereira da Silva; FERREIRA, Helenice Mirabelli Cassino  y  OSWALD, Maria Luiza Magalhães Bastos. Práticas culturais juvenis: máscaras contemporâneas. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2010, vol.19, n.33, pp.215-227. ISSN 0104-7043.

O artigo focaliza os sentidos produzidos por jovens em suas práticas culturais contemporâneas relacionadas ao videogame e ao cosplay, quando assumem as características de seus personagens favoritos. A interpretação dessas práticas com o apoio tanto do conceito de máscara de Mikhail Bakhtin, como da noção de avatar, desenvolvida por Arlindo Machado, deu-nos subsídios para entendê-las como alguns dos inúmeros rituais de expressividade estética através dos quais os jovens estão expressando-se, vivendo novos papéis, relacionando-se socialmente e exercendo sua cidadania. Diante dessa constatação, o texto aponta para a necessidade do rompimento com as representações sociais que associam as supostas posturas levianas, hedonistas e violentas dos jovens às leis das mídias, sugerindo a importância de que a escola repense suas práticas, levando em consideração a redefinição do sujeito da educação na contemporaneidade.

Palabras clave : Juventude; Práticas Culturais; Máscara; Contemporaneidade; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )