SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número34A diversidade e a reivindicação de direitos nos movimentos sociais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

NASCIMENTO, Antônio Dias. Construindo trincheiras em território minado: a educação no movimento sindical dos trabalhadores rurais sob o fogo cerrado da linha dura e do governo da distensão: o caso da Bahia nos idos dos anos de 1972 a 1990. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2010, vol.19, n.34, pp.23-37. ISSN 0104-7043.

Este artigo resulta de uma pesquisa sobre a relação entre a sociedade civil e o Estado, abordando negociações e tensões entre os movimentos sociais de trabalhadores rurais e a estrutura sindical que lhe é correspondente, atrelada formalmente ao Estado, nos moldes da estrutura sindical do país. Embora muitas outras relações tenham sido observadas nesse processo de investigação, o foco do presente trabalho tem como base principal o programa educacional que abrangeu tanto as bases de trabalhadores e dirigentes sindicais, como setores da sociedade civil mais amplamente sensíveis às causas populares. A narrativa constituiu-se com base nos testemunhos das lideranças e dos sobreviventes da conjuntura histórica no cenário das lutas sindicais baianas. As fontes documentais consultadas foram, principalmente, os arquivos da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Bahia, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura e das Comunidades Eclesiais de Base nas Dioceses de Juazeiro, Bom Jesus da Lapa e de Vitória da Conquista, assim como os arquivos da Comissão Pastoral da Terra em Salvador. O estudo evidencia o impacto da ação dos movimentos sociais nascidos fora da ordem estatal, a despeito do controle militar, que contribuiu para alçar a estrutura sindical dos trabalhadores rurais na Bahia de uma posição de indiferença para uma posição de reconhecimento e apoio às reivindicações de suas bases sociais.

Palabras clave : Educação e Movimentos Sociais de Trabalhadores Rurais; Educação e Emancipação; Movimentos Sociais; Educação; Estado e Sociedade Civil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )