SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número34A diversidade e a reivindicação de direitos nos movimentos sociaisMúsica em um projeto social com jovens: reflexões sobre alguns caminhos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

MAZZEU, Francisco José Carvalho. Educação e economia solidária: contribuições da “pedagogia da alternância” para a formação dos catadores de materiais recicláveis. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2010, vol.19, n.34, pp.49-61. ISSN 0104-7043.

Este texto destaca a metodologia da Pedagogia da Alternância, apontando contribuições dessa proposta para re-pensar a formação dos catadores de materiais recicláveis. Considerando que a utilização dessa abordagem na área urbana ainda é pouco comum, procura-se iniciar uma reflexão que provoque elaborações futuras. Inicialmente apresenta-se uma visão geral da Pedagogia da Alternância e são citados os principais instrumentos usados nessa abordagem. Em seguida, são destacados dois aspectos teórico-metodológicos que constituem desafios para o trabalho de formação de catadores de resíduos: as relações entre Educação e Trabalho e entre Teoria e Prática, apontando para a necessidade de superar a dicotomia entre essas dimensões da atividade humana que predomina na sociedade atual. O trabalho dos catadores revela a exclusão dos trabalhadores que atuam nos setores menos organizados das cadeias produtivas, com poucas oportunidades de qualificação e baixa renda. Superar esse abismo requer uma intensa formação para os trabalhadores da reciclagem. Para dar conta desse desafio sugere-se que não basta implementar processos de alternância entre estudo e trabalho nas cooperativas de catadores. É preciso transformar as formas e conteúdos tanto do estudo quanto do trabalho, para que se possam criar atividades emancipatórias em que essa alternância conduza efetivamente a um pleno desenvolvimento dos trabalhadores.

Palabras clave : Economia Solidária; Pedagogia da Alternância; Catadores; Formação Profissional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )