SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número34Educação e economia solidária: contribuições da “pedagogia da alternância” para a formação dos catadores de materiais recicláveisLetramento, alfabetização e o fortalecimento da identidade sociocultural de segmentos historicamente excluídos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

TORRES, Maria Cecília de Araujo Rodrigues. Música em um projeto social com jovens: reflexões sobre alguns caminhos. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2010, vol.19, n.34, pp.63-72. ISSN 0104-7043.

Este artigo relata minha experiência sobre projetos e movimentos sociais e música. Essa temática vem sendo amplamente discutida e implementada nas últimas décadas no Brasil em múltiplos espaços e por meio de diversos planejamentos e ações. Dentre os objetivos do Projeto enfatizo o fato de possibilitar que estes jovens tenham a oportunidade de realizar atividades de musicalização por meio de práticas instrumentais e também a criação de um grupo instrumental para apresentações em outros cenários. Esta experiência trouxe contribuições específicas em relação ao trabalho com flauta doce e a organização de um grupo instrumental com jovens participantes de projetos sociais, e, com certeza, as aprendizagens que acontecem nas interações sociais e musicais que emergem nas trocas entre os jovens alunos e a aluna bolsista e eu estão sendo singulares para repensarmos práticas musicais e sociais.

Palabras clave : Projetos Sociais; Práticas Musicais; Práticas Sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )