SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue34Letramento, alfabetização e o fortalecimento da identidade sociocultural de segmentos historicamente excluídosA cor do invisível: saberes nas experiências educativas organizadas pela Central das Associações das Comunidades de Fundo e Fecho de Pasto da Região de Senhor do Bonfim - Bahia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

CARMO, Edinaldo Medeiros. Identidade: de ribeirinhos a sertanejos do semiárido. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2010, vol.19, n.34, pp.85-95. ISSN 0104-7043.

O presente estudo analisou a constituição do processo histórico de formação do Núcleo Fazenda Nova e propôs-se a compreender as relações estabelecidas entre os seus moradores na perspectiva de construção de uma nova identidade social. Este reassentamento localiza-se no município de Rafael Jambeiro, Bahia, sendo um dos 15 criados para abrigar as famílias que tiveram suas terras inundadas com a formação do lago Pedra do Cavalo, em decorrência da construção da barragem, na região fumageira do Recôncavo Baiano. Empregou-se uma abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso, utilizando, como técnicas de coleta de dados, a entrevista semiestruturada e o grupo focal. Para complementar as informações, utilizou-se também da análise documental. Os sujeitos do estudo foram 37 pessoas, distribuídas de acordo com a sua representação, e a análise dos dados foi orientada pela técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que foi necessário tempo para que os moradores assumissem a condição de reassentados de Pedra do Cavalo, fato que se deu com o enfrentamento coletivo das dificuldades cotidianas, o que permitiu a superação do estranhamento inicial e o surgimento de afetos, fatores que contribuíram significativamente para formação do grupo e (re) construção da nova identidade social - sertanejos do semiárido.

Keywords : Barragem Pedra do Cavalo; Identidade; Ribeirinho; Sertanejo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )