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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

MENEZES, Izabel Dantas de. A cor do invisível: saberes nas experiências educativas organizadas pela Central das Associações das Comunidades de Fundo e Fecho de Pasto da Região de Senhor do Bonfim - Bahia. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2010, vol.19, n.34, pp.97-108. ISSN 0104-7043.

Os saberes e sentidos dos arranjos formativos inseridos na atuação política da Central de Associações Agropastoris de Fundo e Fecho de Pasto, em Senhor do Bonfim - Bahia, são os focos deste artigo. A escolha do objeto de estudo é resultado de um olhar ampliado e polissêmico do fenômeno educativo que pensa a educação para além dos muros da escola e, portanto, reconhece a relação complexa e multifacetada entre Movimentos Sociais e Educação como possível e importante de ser estudada. Desta forma, a compreensão das tramas e sentidos das experiências instituintes de coletivização e defesa de saberes indispensáveis para a vida dos sujeitos das comunidades tradicionalmente ocupadas de Fundo e Fecho de Pasto é tomada aqui como preponderante. Nestes termos, apresento em linhas gerais um texto oriundo de uma pesquisa de cunho etnográfico em andamento, na qual a relação entre Educação e Movimentos Sociais tem um imbricamento mais próximo dos saberes que circulam no cotidiano da atuação dos sujeitos atores-autores em movimento e, por isso mesmo, está ancorada no dizer (memória e oralidade) destes sujeitos, nos seus modos de vida - sua cultura e natureza e na circularidade que envolve movimento e comunidade. Enfim, o artigo busca apresentar inicialmente o que significa comunidades tradicionalmente ocupadas de Fundo e Fecho de Pasto, em seguida descreve a estrutura e a dinâmica da Central, bem como os sentidos que envolvem os saberes contidos no seu fazer político-educativo para e com as comunidades de Fundo e Fecho de Pasto da região de Senhor do Bonfim, comunidades que, apesar das ameaças e de uma “invisibilidade” intencionalmente desenvolvida, permanecem preservando e recriando o seu jeito de viver no sertão.

Palavras-chave : Saberes; Terras Tradicionalmente Ocupadas; Educação; Movimento Social.

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