SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número34Articulação do trabalho e da educação do campo: uma leitura sócio-histórica da construção de dois projetos distintosEconomia solidária e processo de incubação: a experiência da Universidade Federal de Sergipe índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

ARAUJO, Sandra Regina Magalhães de. Educadores do campo: descobrindo os caminhos da formação inicial para os monitores das Escolas Famílias Agrícolas do Estado da Bahia. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2010, vol.19, n.34, pp.131-144. ISSN 0104-7043.

A intenção deste texto é apresentar reflexões teóricas sobre formação de educadores do campo, a partir de uma experiência de formação inicial para os monitores/formadores das redes das Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), do Estado da Bahia, por meio de convênio com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). As discussões encontram-se no campo teórico e, deste modo, o texto está assim organizado: na introdução, problematiza questões contemporâneas sobre a educação do campo; posteriormente, discute aspectos referentes às políticas públicas de formação de educadores, entre estas, sobre a formação dos educadores do campo. Em seguida apresenta os pressupostos metodológicos que orientam o estudo. Posteriormente, descreve a justificativa e os objetivos dos cursos para os monitores/formadores das EFAs. Nas considerações finais, ressalta a relevância da pesquisa tomando como referência as estatísticas oficiais sobre este nível de ensino para os educadores que atuam nas escolas do campo, diferentemente dos da cidade

Palabras clave : Formação de Educadores; Políticas Públicas; Escolas Famílias Agrícolas; Pedagogia da Alternância.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )