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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

VASCONCELOS, Maria da Conceição Almeida; OLIVEIRA, Catarina Nascimento de; ANDRADE, Kércia Rocha  y  FELIZOLA, Matheus Pereira Mattos. Economia solidária e processo de incubação: a experiência da Universidade Federal de Sergipe. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2010, vol.19, n.34, pp.145-154. ISSN 0104-7043.

No contexto contemporâneo observa-se a proliferação de diversas iniciativas produtivas com foco na organização do trabalho coletivo autogerido, diante de um cenário de mudanças que estão ocorrendo no mundo do trabalho, acompanhadas de diversas transformações não só nas formas de gestão, mas de organização do sistema produtivo. Este cenário tem trazido rebatimentos para os trabalhadores com a diminuição de postos de trabalho, trabalhos precários, aumento da informalidade etc. Diante dessa situação, vários trabalhadores passam a encontrar outras possibilidades de gerar renda, dentre elas a economia solidária. São iniciativas produtivas que têm procurado trilhar um caminho diferente da forma como foi iniciada a história do cooperativismo brasileiro e têm contado com a contribuição da academia para auxiliar no processo de constituição e desenvolvimento de empreendimentos econômicos solidários que desejam trabalhar sob o enfoque da autogestão. Este artigo tem como objetivo mostrar a experiência desenvolvida pela equipe do Núcleo da Unitrabalho/Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Econômicos Solidários da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no campo da economia solidária, especificamente da atividade de incubação. O Núcleo/Incubadora/UFS vem desenvolvendo três linhas de ação: formação de formadores; formação periódica da equipe da Incubadora; trabalho de acompanhamento sistemático junto aos empreendimentos. O processo de incubação tem exigido a adoção de algumas diretrizes metodológicas, cuja base apoia-se em processos pedagógicos construídos com base em experiências, trocas de saberes, conhecimentos e de estratégias comunicacionais que objetivam dar maior visibilidade interna e externa às ações desenvolvidas. Esse caminho tem revelado que é preciso compreender várias nuances que envolvem a postura da equipe envolvida na incubação, as condições objetivas enfrentadas pelos empreendimentos, a necessidade de políticas públicas que apóiem os grupos, mudanças culturais, entre outros.

Palabras clave : Economia Solidária; Incubação; Metodologia.

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