SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue34Economia solidária e processo de incubação: a experiência da Universidade Federal de SergipeTecendo possibilidades emancipatórias do cooperativismo com mulheres artesãs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

SILVA, Ronalda Barreto. Movimentos sociais, educação e saúde mental: a inclusão social pelo trabalho. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2010, vol.19, n.34, pp.155-164. ISSN 0104-7043.

O presente artigo busca fazer algumas reflexões sobre a proposta conjunta do Ministério da Saúde e do Ministério do Trabalho e Emprego para organização de empreendimentos da Economia Solidária com portadores de transtornos mentais, usuários de álcool e outras drogas. A análise parte do pressuposto de que a efetiva inclusão social só é possível pela via do trabalho, categoria fundante da sociedade. Assim, discute a cidadania desse segmento da população, entendendo que o trabalho é fundamental para o estabelecimento de laços de sociabilidade, configurando-se, dessa forma, como um princípio educativo por excelência. Portanto, a proposta em questão constitui-se num desafio que se coloca para as incubadoras universitárias de empreendimentos solidários e que vem sendo realizado, de forma ainda incipiente, por algumas delas.

Keywords : Inclusão Social; Trabalho; Educação; Cidadania; Economia Solidária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )